Quinta, 02 de Julho de 2020 09:00
32 999532355
Cidades Economia Covid-19

Barbacena, Lafaiete e São João-del Rei retrocedem reabertura do comércio para apenas serviços essenciais

A medida pretende preservar a saúde da população, já que Minas Gerais apresentou aumento expressivo no número de casos da doença na última semana, colocando em risco a capacidade assistencial da rede hospitalar.

25/06/2020 12h49 Atualizada há 7 dias
993
Por: Adriano Vianini Fonte: Agência Minas
São João del-Rei. Foto: Mais Vertentes
São João del-Rei. Foto: Mais Vertentes

O comércio de Barbacena, Lafaiete, São João-del Rei e região voltará a funcionar na Onda Verde, abrindo somente os serviços essenciais, como padarias, farmácias e supermercados. Os demais segmentos permanecerão fechados.

A regressão da Onda Branca para a Onda Verde no plano “Minas Consciente” foi anunciada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 25/06. O Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne semanalmente para avaliar o avanço da pandemia do coronavírus no estado, suspendeu os protocolos da Onda Branca, na macrorregião de Saúde Centro- Sul na qual Conselheiro Lafaiete e região faz parte. O programa foi criado pelo Governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras, sugerindo medidas que preservem a saúde dos mineiros.

Além da região Centro-Sul, que voltou à Onda Verde após aumento no número de casos, as regiões Centro, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte não apresentaram índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. A relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.

 A orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.

São João del-Rei

São João del-Rei retornou à Onda Verde do programa Minas Consciente do Governo do Estado nesta quinta-feira (25). Na Onda Verde podem funcionar os setores de agropecuária, alimentos, bancos e seguros, cadeia produtiva e atividades assessórias essenciais, construção civil, fábrica, energia, extração, produção, siderúrgica, hotéis, saúde, telecomunicação, comunicação, imprensa, transporte, veículos, correios e tratamentos de água, esgoto e resíduos.

De acordo com o prefeito municipal, Nivaldo de Andrade (PSL), bares e restaurantes poderão funcionar a partir deste sábado (27) apenas por delivery. 

No dia 21 de março, os 51 municípios da Região Centro-Sul do estado, compostos pelas microrregiões de São João del-Rei, Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, migraram para a onda branca, que autorizava a reabertura de vários setores comerciais.

 Medidas de prevenção

A medida pretende preservar a saúde da população, já que Minas Gerais apresentou aumento expressivo no número de casos da doença na última semana, colocando em risco a capacidade assistencial da rede hospitalar. O governador Romeu Zema ressaltou a importância de manter as medidas de prevenção, como o isolamento social e o uso de máscara, para desacelerar a disseminação do vírus.

 “Precisamos ter em mente que ainda não vencemos o jogo – ainda devemos estar em 20 minutos do primeiro tempo. Isso vai demandar paciência e comprometimento da população. Um Estado sozinho não consegue fazer tudo. Estamos tomando todas as medidas necessárias e, por isso, o Estado está mais estruturado a cada dia. Mas, se as pessoas estiverem fazendo churrasco, saindo de casa desnecessariamente e reduzindo o uso de máscara e a higiene das mãos, não teremos como conter o avanço dessa pandemia. Peço a todos que participem desse esforço”, pediu.

 

Fontes: Agência Minas e Rádio São João del-Rei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h48 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 10° Máx. 22°

13° Sensação
14.4 km/h Vento
71.1% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias