Quinta, 02 de Julho de 2020 08:56
32 999532355
Política Discriminação

São João del-Rei: Vereadora Lívia Guimarães rebate críticas machistas de outro vereador

Stefânio Pires (PSL) atacou a colega ao levantar sua situação como mãe e que a mesma deveria estar em casa cuidando do bebê, e não fiscalizando o prefeito.

29/06/2020 13h40 Atualizada há 3 dias
379
Por: Adriano Vianini
Vereadora Lívia Guimarães. Foto: reprodução (arquivo)
Vereadora Lívia Guimarães. Foto: reprodução (arquivo)

A vereadora Lívia Guimarães (PT) rebateu a fala machista e preconceituosa do outro vereador Stefânio Pires (PSL), na última reunião da Câmara Municipal de São João del-Rei, dia 23 de junho.

Em vídeo divulgado na última sexta-feira (26), nas redes sociais, a vereadora  - que é a única vereadora mulher da Câmara e está em licença maternidade do seu primeiro filho - informou que "foi com muita indignação que recebi a fala do vereador Stefânio Pires na última reunião da Câmara. Comentários machistas e misóginos não impedirão meu trabalho como vereadora", informou. 

Stefânio Pires 
Foto: Reprodução

Durante a última reunião da Câmara Municipal (23), o vereador Stefânio Pires - que é "representante" e faz parte da base aliada do prefeito Nivaldo Andrade (PSL), não gostou de uma publicação divulgada pela vereadora Lívia Guimarães, em que faz críticas à atuação do prefeito Nivaldo Andrade (PSL) durante a pandemia de Covid-19. O vereador atacou a postura da colega e, ao levantar sua situação como mãe, faz um comentário preconceituoso e machista. "Ou até mesmo a vereadora Lívia, pôs uma matéria lá [no Facebook]… ô Lívia, você está de resguardo dentro de casa, como é que você quer ver o prefeito Nivaldo? Foi feio aquilo que você fez. Ô vereadora… vai cuidar do seu bebezinho, vai cuidar… Você sumiu, o quê foi que aconteceu para você aparecer esta semana, Lívia?”, pergunta Pires. 

O vereador já se envolveu em outra confusão na prefeitura de SJDR quando agrediu outro colega com socos. Ambos foram parar na delegacia. Leia aqui!

Em vídeo, Lívia rebateu o vereador que, "além de ter sido uma fala extremamente convarde, pois eu não estava na reunião da Câmara para me defender, essa fala machista do vereador  ataca não apenas a mim, mas todas as mulheres nas quais eu represento. Embora eu esteja de licença maternidade ainda, o meu mandato continua através do meus assessores e os movimentos sociais. Fiscalizei e vou continuar fiscalizando o prefeito", informou.

Ela também concluiu que "não serão frases machistas como as do vereador que vão parar o meu trabalho". Ela também agradeceu a todos pelas mensagens de apoio e solidariedade.

O presidente do PT-MG, deputado estadual Cristiano Silveira, também enviou uma nota de apoio à vereadora:

Na semana passada, o vereador de São João del-Rei, Stefânio Pires (PSL), fez ataques machistas e infelizes à vereadora Lívia Guimarães (PT). Durantes sessão na Câmara Municipal, Stefânio questionou uma publicação de Lívia nas redes sociais. A vereadora, cumprindo seu papel fiscalizador, perguntou em seu post onde estava o prefeito Nivaldo Andrade, em uma crítica à atuação do Executivo frente à pandemia no município. O vereador Stefânio, para defender o prefeito, disse durante a reunião: “Ô vereadora, vai cuidar do seu bebezinho”, em um claro ataque machista à vereadora Lívia. Atualmente, Lívia está em licença maternidade. Mesmo assim, ela segue trabalhando como vereadora, juntamente com sua equipe. Isso mostra sua responsabilidade e compromisso com o povo de São João del-Rei. Cuidar de casa, dos filhos e ainda trabalhar fora é algo comum pra milhões de mulheres em nosso país. São mulheres batalhadoras que merecem todo o nosso respeito. Repudiamos todo tipo de machismo e somos solidários à vereadora Lívia. Mulher, mãe, guerreira, trabalhadora e militante das causas sociais a qual admiramos muito. Vereadora Lívia, continue firme com seu trabalho e conte sempre com o nosso apoio.

Assista ao vídeo postado pela vereadora Lívia Guimarães:

Procurado pelo Portal Mais Vertentes, o vereador Stefânio Pires não quis comentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 08h48 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 10° Máx. 22°

13° Sensação
14.4 km/h Vento
71.1% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (03/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 20°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (04/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias