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Após pressão, Vero Internet poderá ter que se explicar junto à ANATEL e ao Ministério Público

Pressão ocorreu em Conselheiro Lafaeite onde população e vereadores se mobilizaram para obter justificativas da empresa de internet.

01/07/2020 13h51
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Por: Adriano Vianini Fonte: Fato Real
Foto: Reprodução Mais Vertentes
Foto: Reprodução Mais Vertentes

Instabilidade, lentidão, suporte técnico deficitário e a falta de atendimento de clientes via telefone de forma rápida e satisfatória estão no topo da lista de reclamações. Em abril, o portal Mais Vertentes divulgou que, além de outros problemas, as Operadoras de internet da região das Vertentes não seguem recomendações da Anatel e restringem acesso de devedores. Mesmo com a notícia, nenhuma operadora quis se manifestar!

Porém, depois de uma série de denúncias e reclamações em Conselheiro Lafaiete, a Câmara de Vereadores do município se movimentou em busca de esclarecimentos pela correção das falhas, cujas consequências principais são lentidão na conexão, instabilidade e dificuldades aos clientes para se manter online. Em reportagem divulgada pelo portal Fato Real, de Lafaiete, o diretor de vendas e operações da Vero Internet em Minas Gerais, José Carlos Rocha Júnior, respondeu aos questionamentos dos usuários. Sobre o relacionamento com clientes e instabilidades a empresa lamentou os transtornos ocasionados por “falhas pontuais” e falou sobre investimentos.

Denúncia na ANATEL

Nesta terça-feira (30/06), o presidente da Câmara de Vereadores informou ao portal Fato Real que o Legislativo de Conselheiro Lafaiete também se movimenta em busca de esclarecimentos e pela correção das falhas, cujas consequências principais são lentidão na conexão, instabilidade e dificuldades aos clientes para se manter online.

O vereador João Paulo Resende, que também é usuário da Vero, reforçou as queixas que inundaram as redes sociais nas últimas semanas. Ele observou que a qualidade do serviço não é a mesma desde que a provedora passou por mudanças administrativas e operacionais: “Meu gabinete foi procurado por diversas pessoas que fizeram a mesma reclamação a respeito da prestação de serviços pela Vero Internet. A gente constatou que, de fato, é impossível falar com a empresa pelo telefone e eles também não respondem ao número de WhatsApp que disponibilizaram para contato. Também sou cliente da Vero e tive problemas”, disse o presidente da Câmara Municipal de Lafaiete.

João Paulo Resende confirmou que a Câmara de Vereadores irá encaminhar denúncia diretamente à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) em Brasília. O vereador explicou que um simples requerimento ao PROCON de Lafaiete não resolveria o problema com a agilidade que os usuários precisam, razão pela qual o Legislativo optou por acionar a agência reguladora dos serviços de telecomunicações, que tem maior poder de fiscalização.

Ministério Público

Também o promotor Glauco Peregrino, titular da Curadoria de Defesa do Consumidor, informou que o Ministério Público vai instaurar uma investigação preliminar destinada a apurar os motivos dos problemas que levam à insatisfação dos clientes com o provedor de internet Vero. Como o procedimento ainda se encontra na fase inicial, o promotor preferiu não adiantar detalhes das apurações em curso.

 

Apelo pela internet

A dificuldade em conseguir um contato para solicitação de uma entrevista levou o Fato Real a publicar em suas redes sociais um “apelo” para que a empresa Vero, provedora de internet em Conselheiro Lafaiete entrasse em contato. Antes de usar esta estratégia o portal de notícias tentou por várias vezes o telefone disponibilizado (3769-2000), WhatsApp e outros canais. Sem sucesso.

A repercussão diante da postagem foi imediata. Além das centenas de compartilhamentos foram mais de 500 comentários postados; quase em sua totalidade de reclamação de clientes.

A qualidade do serviço prestado e a dificuldade de comunicação com o provedor de internet estão entre as reclamações mais constantes de internautas do Fato Real. Nas redes sociais as reclamações também são recorrentes. Instabilidade, lentidão crescente ao longo do dia, suporte técnico deficitário e a falta de um canal que atenda o cliente de forma rápida e satisfatória estão no topo da lista. Os relatos são de que por telefone a espera dura em média uma hora e meia para aqueles que têm paciência para esperar.

Pandemia

Os problemas que já ocorriam antes mesmo da alteração contratual e mudança de direção e nome (Via Real/Vero) têm se agravado e para quem depende de internet para trabalhar em tempos de pandemia, o home office  está se tornando um problema em Conselheiro Lafaiete. Assim como para aqueles que precisam da conexão para o estudo à distância ou o entretenimento.

Nesta semana os problemas foram percebidos de maneira mais acentuada e as reclamações aumentaram. Para completar a insatisfação de parte dos usuários dos serviços, haverá reajuste dos valores em alguns planos.

Resposta

Após a solicitação pública de informação, a assessoria de comunicação da Vero, setorizada em são Paulo, entrou em contato com o Fato Real, e posteriormente esclarecimentos foram encaminhados por José Carlos Rocha Júnior, Diretor de Vendas e Operações da Vero Internet em Minas Gerais, pontuados abaixo:

Atendimento ao cliente

A empresa lamentou os transtornos ocasionados por falhas pontuais. Informou que recentemente aumentou em 30% o número de funcionários na central e ampliou o horário de atendimento durante os feriados. Substituiu a ferramenta de atendimento de chamadas por uma plataforma de alto nível.

 Instabilidade

Em relação à instabilidade dos serviços de internet, a Vero também pediu desculpas por eventuais problemas, e afirmou que está constantemente monitorando a qualidade da rede. No entanto, é possível que haja pontos de intermitência devido ao aumento de consumo nas residências por conta da pandemia do coronavírus.

 Reajuste

A Vero informou que não fazia reajustes há mais de dois anos e que agora houve um “pequeno reajuste” (5%) em alguns planos mais antigos” inferior à inflação apurada no período. Clientes mais antigos podem optar pela migração para novos planos que estão no portifólio atualizado e teriam maior velocidade e com preços equiparados aos antigos. “Temos feito várias ações de migração, mas o cliente pode também nos ligar a qualquer momento para solicitar essa mudança”.

Investimentos

Segundo a empresa, foram investidos aproximadamente R$ 1,5 milhão em melhorias de rede e de equipamentos só na regional de Lafaiete. Um centro de operações e controle baseado em Lafaiete foi montado que permite o monitoramento da rede e uma reação mais rápida na resolução de eventuais problemas. O monitoramento é constante e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

A Vero conta agora com um novo portfólio de produtos, não só com internet, mas com plataforma de vídeo, banca virtual, antivírus, dentre outras facilidades.

 

Fonte: Fato Real

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