Quarta, 12 de Agosto de 2020 15:23
32 999532355
Educação Enem 2019

Duas escolas particulares de BH e uma estadual de Lavras são destaques no Enem 2019

Colégio Tiradentes de Lavras garantiu o 12º lugar entre as instituições da rede estadual de todo o país, e também o 2º lugar entre as instituições escolares da rede municipal do Brasil.

02/07/2020 12h15 Atualizada há 1 mês
813
Por: Adriano Vianini
Colégio Tiradentes (CTPM-Lavras) que ficou em 1º lugar entre as instituições da rede estadual de ensino. Foto: Reprodução
Colégio Tiradentes (CTPM-Lavras) que ficou em 1º lugar entre as instituições da rede estadual de ensino. Foto: Reprodução

Os alunos do Colégio Bernoulli, escola particular de Belo Horizonte, conseguiram a maior nota média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. Das cem escolas com melhor desempenho no exame, apenas nove são da rede pública, sendo sete da rede federal e duas das redes estaduais. O Sudeste tem 70 unidades entre as mais bem-colocadas, seguido pelo Nordeste, com 17; Sul, com sete; Centro-Oeste, com cinco; e a região Norte, com um.

Os dados aparecem em levantamento do jornal Folha de S.Paulo, que tabulou os resultados do Enem 2019, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). O governo deixou de apresentar os resultados com a média da nota das escolas em 2016, com a justificativa de que a informação era usada pelo mercado de colégios particulares para propaganda.

O primeiro colocado nesse perfil é o Colégio Bernoulli, de Belo Horizonte, com 280 alunos participantes do exame e média de 702. Em seguida está o Colégio Santo Antônio, também de Belo Horizonte, com média de 695,1. Em terceiro, o Instituto Dom Barreto, de Teresina, Piauí, com nota 692,2. As três escolas concentram estudantes com nível socioeconômico muito alto – o mais alto entre os sete patamares de classificação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em 2015.

Entre as cem primeiras colocadas, todas as escolas, sejam da rede pública ou privada, concentram estudantes com nível socioeconômico considerado alto ou muito alto. Na lista com as 500 com melhor desempenho, há apenas uma unidade em que os estudantes têm renda considerada média-baixa, a escola Sesi Orlando Chiarini, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A escola pertence à rede privada, mas é mantida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o que garante gratuidade para todos os estudantes. A média da unidade no exame foi de 637,8.

A Folha de S.Paulo também tabulou os dados considerando as escolas de todos os portes, incluindo, dessa forma, unidades com poucos alunos. Esse levantamento resultou em 7.779 escolas.

Destaque para Colégio Tiradentes (CTPM-Lavras) que ficou em 1º lugar entre as instituições da rede estadual de ensino

A qualidade do ensino do Colégio Tiradentes de Lavras, no Campo das Vertentes, garantiu o 12º lugar entre as instituições da rede estadual de todo o país, e também o 2º lugar entre as instituições escolares da rede municipal do Brasil.

As provas do Enem 2019 foram realizadas nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado. A informação foi fornecida pelo Site Evolucional (http://www.evolucional.com.br/), com base nos microdados divulgados em 26 de junho pelo INEP sobre o ENEM 2019.(portal.inep.gov.br/microdados).

O CTPM é a entidade pública, mantida pela PMMG, criada em 10 de Novembro de 1949, inicialmente, denominado como Ginásio Tiradentes e posteriormente passou a ser chamado de Colégio Tiradentes da Polícia Militar, com competência para atuar na execução dos ensinos fundamental e médio. Hoje são 30 unidades no Estado de Minas Gerais, tendo como público-alvo os dependentes de Policiais Militares e Bombeiros Militares Estaduais. Caso sobre vagas, abre-se processo seletivo para os filhos de civis e comunidade, através de edital.

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar – CTPM, em Lavras, obteve, em 2017, três resultados importantes, que revelam a excelência do ensino da instituição e o diferencial da unidade de Lavras. No ano de 2017, entre os oito milhões e quinhentos mil alunos do país, os alunos do colégio Tiradentes ganharam os seguintes prêmios na OBMEP: 01medalha de ouro (Felipe de Paula Gabriel), 02 medalhas de prata (Márcio Vinícius Soares Rezende e Wendel Wallace Pedro da Silva), 01 medalha de Bronze (Níckolas Abreu de Oliveira). Essa premiação foi muito comemorada pelos alunos, professores e pelas famílias dos alunos.

Em Lavras, no ano de 1963, o CTPM passou a ocupar um importante espaço na educação escolar, destacando-se, sobretudo, pela qualidade do ensino, disciplina e formação moral de seus alunos. Hoje tem seu ensinamento de excelência consolidado e comprovado pelos resultados obtidos e credibilidade interna e junto à comunidade de Lavras e região.

Colaborou: Assessoria Regional de Comunicação Organizacional da 6ª RPM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Belo Horizonte - MG

Belo Horizonte - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de Belo Horizonte - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 15h02 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 23°

23° Sensação
16.2 km/h Vento
33.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sexta (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias