Quarta, 12 de Agosto de 2020 14:52
32 999532355
Política Comércio SJDR

São João del-Rei: Com ou sem autorização do Estado, comércio reabrirá no dia 13 de julho

Determinação é do prefeito Nivaldo Andrade (PSL) e o deputado federal Dr. Frederico (Patriota)

04/07/2020 11h42 Atualizada há 1 mês
3.534
Por: Adriano Vianini
Da esquerda para direita: Wainer Pastorini Haddad, Nivaldo de Andrade e Dr. Frederico. Imagem: LIVE transmitida pelas redes sociais
Da esquerda para direita: Wainer Pastorini Haddad, Nivaldo de Andrade e Dr. Frederico. Imagem: LIVE transmitida pelas redes sociais

O comércio de São João del-Rei será reaberto à partir do dia 13 de julho. A determinação foi anunciada na manhã deste sábado, 4 de julho, pelo prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), o deputado federal Dr. Frederico (Patriota), com a participação de representantes do sindicato do comércio de São João del-Rei, na LIVE São João Consciente, promovida pela Prefeitura Municipal.

"Nós vamos aguardar o Estado se vai mudar a onda [Programa Minas Consciente] até sexta-feira (10 de julho); se não, eu vou assinar um documento dia 10, mas dia 13 de julho todo o comércio que estiver dentro da onda liberada vai poder reabrir no dia 13", informou Nivaldo de Andrade. 

Segundo o prefeito, o comércio que desrespeitar as normas de segurança irá pagar uma multa de R$ 1.000,00. "O comércio também deverá oferecer álcool gel e não poderá ter mais que cinco pessoas, para ter o distanciamento de 4 metros entre elas. Também estamos preparados na Santa Casa, Hospital e, se precisar, ainda temos 31 leitos vazios", informou.

Nivaldo disse ainda que "o município possui 36 respiradores e, atualmente, só cinco estão sendo utilizados - 14% só! Rio de Janeiro tem 87% e São Paulo 89% de ocupação de leitos e estão reabrindo tudo!", ressaltou. E complementou que "São João del-Rei está reabrindo com consciência", afirmou.

Já o deputado federal, Dr. Frederico (Patriota), após elogiar as iniciativas do prefeito Nivaldo Andrade e de outros atores públicos e comerciários, disse que "nunca imaginei ter que enfrentar uma situação tão difícil como o vírus chinês do coronarívus. Estamos lidando com o maior instinto do ser humano - o instinto de sobrevivência", informou. Segundo o deputado federal, "ninguém nessa mesa está tranquilo; pois o prefeito é grupo de risco e está incansavelmente trabalhando, e outros aqui também estão. Eu tenho asma e não me furtarei de estar na linha de frente como médico e na minha obrigação como político de transmitir as recomendações", ressaltou.

O deputado disse ainda ter "certeza de ser um dos primeiros políticos a anunciar os riscos e as medidas de prevenção - ainda em fevereiro. Agora, até a OMS concordou sobre o uso de máscaras, que eu já uso desde março. Não faço nada sem ela, justamente para não ter o risco de transmitir para outras pessoas uma doença que, graças a Deus, ainda não tive". 

Sobre a reabertura do comércio, o deputado segue as mesmas orientações do Governo Federal, em que "sabemos ter milhões de brasileiros, mineiros, e milhares de São-Joanenses que estão numa situação dificílima. Nós em Brasília, lutamos e aprovamos o Auxílio Emergencial, que permitiu a subsistência básica e evitar que milhares de brasileiros passassem forme. Porém, isso está custando um recurso muito grande ao governo. E a gente espera que esse auxílio seja dado ao máximo. Porém, em algum momento o recurso acaba. Esses profissionais autônomos, esses comerciantes, as pessoas que trabalham no comércio tinham uma fonte de renda muito maior que R$ 600,00 e contas para pagar ainda maior. Essas pessoas querem o direito que está assegurado na constituição de ir e vir e querem - como moramos em um País livre, democrático e que a liberdade de expressão é totalmente coberta e aceita por todos -, essas pessoas querem ter o direito de abrir seus estabelecimentos com todas as responsabilidades e medidas de segurança", informou.

Já o presidente do Sindcomércio de São João del-Rei, Wainer Pastorini Haddad, informou que "nós comerciantes nos comprometemos com essa pandemia. Estamos cortando na carne, sacrificando nossas famílias, nossos funcionários e empreendimentos para que isso possa sair de forma ordeira. Nós estamos fechados a mais de 100 dias e preocupados com a pandemia, na qual fizemos a nossa parte", informou. E ressaltou ainda que "está na hora de mostrar que não somos propagadores da pandemia, do vírus. O comércio não é responsável. Nós estamos sim, nos responsabilizando com a abertura de forma consciente". informou.

Segundo Wainer Haddad, "o comércio é a vida da cidade. Nós estamos percebendo que SJDR está sem vida, com ninguém na rua. Vamos voltar a vida, vamos voltar a alegria da cidade de forma ordeira e organizada. Precisamos trabalhar para quitar nossos compromissos", concluiu.

Ao final, o prefeito Nivaldo de Andrade voltou a reforçar a reabertura do comércio no dia 13 de julho e solicitou as pessoas que tiverem mais de 60 anos, com doenças crônicas que fiquem em casa. Caso precisem sair, que utilizem as máscaras e respeitem o distanciamento.

A LIVE completa está aqui!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h35 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 23°

23° Sensação
16.2 km/h Vento
33.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sexta (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias