Quarta, 03 de Junho de 2020 03:10
32 999532355
Meio Ambiente ETE

Copasa afirma que ETE construída em SJDR foi autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente Municipal

Secretaria de SJDR nega autorização, mas houve reuniões entre o prefeito e a diretoria da Copasa para tratar do assunto

17/01/2020 17h49
56
Por: Adriano Vianini
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Após denúncias de que a Copasa estaria construindo, de forma irregular, uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), pertencente ao município de Tiradentes, dentro do território de São João del-Rei, a Copasa enviou ontem (16), uma nota informando que "a obra de implantação da estação de tratamento de esgoto (ETE) em São João Del Rei foi autorizada pela Secretaria de Meio Ambiente municipal e vai atender a aproximadamente 7 mil moradores de Tiradentes. O local onde a ETE está sendo construída foi determinado em função das condições do relevo e da posição geográfica, estando situado ao lado da sede do município de Tiradentes. A Companhia esclarece que a implantação da ETE irá solucionar os problemas de despejo indevido de esgoto nos mananciais locais, contribuindo para a despoluição do Rio das Mortes - que passa por São João Del Rei – e para a qualidade de vida e saúde da população", informou sua assessoria.

Segundo o vereador Igor Sandim, um dos denunciantes, a Secretaria de Meio Ambiente de São João del-Rei não tem conhecimento desta autorização do município - nem em gestão anterior - e que a secretária de Meio Ambiente, Elvira Morethson, irá recorrer ao Procurador Geral do Município, Paulo Jorge Procópio. Contudo, conforme apurou o site Mais Vertentes, o prefeito Nivaldo Andrade (PSL), realizou em 2019, reuniões com a diretoria da Copasa, o prefeito de Tiradentes, o Procurador Geral, e o Ministério Público, em seu sítio, localizado no município de Tiradentes, para tratar do assunto. Porém, não há uma ata ou documento que informe o acordo - ou não - entre os participantes.

Denúncia

A denúncia partiu de vereadores de São João del-Rei, por meio de um vídeo veiculado nas redes sociais, em que denunciam a Copasa pela construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto de forma “irregular”, pertencente ao município de Tiradentes, dentro de São João Del-Rei.

Segundo os vereadores, a empresa pretendia construir uma ETE na própria cidade de Tiradentes, mas a população da cidade não aceitou e fez um abaixo assinado contra as obras. Dessa forma, a Copasa adquiriu um terreno particular no município de São João Del-Rei e deu início à construção, que já corresponde aproximadamente a dois campos de futebol. Os vereadores denunciaram ainda se tratar de um "crime ambiental", uma vez que não possui os licenciamentos necessários, e que “vai contaminar as nascentes de água e o Rio das Mortes que também passa dentro de Tiradentes”. Os vereadores também disseram que pode prejudicar o turismo, pois, segundo eles, “a linha férrea da Maria Fumaça com os turistas passa aqui e agora vai ficar o mau cheiro” enfatizou. O mais grave é que "a irregularidade da construção uma vez que a obra começou sem autorização de nenhum órgão responsável”, e que iriam fiscalizar junto ao Ministério Público e órgãos públicos para entender o que aconteceu e tomar as medidas cabíveis”.

Término da obra

A obra está parada e a assessoria de comunicação da Copasa informou que a previsão de conclusão é em 2023.

#copasa #etetiradentes #saojoaodelrei #tiradentes #denuncia

São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
Anúncio
São João del Rei - MG
Atualizado às 03h06 - Fonte: Climatempo
13°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 24°

13° Sensação
6.4 km/h Vento
86.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (04/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Sexta (05/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias