Quarta, 12 de Agosto de 2020 14:55
32 999532355
Meio Ambiente Corte de árvores

São João del-Rei: Corte de árvores no bairro do Matosinhos gera revolta e indignação

Diversas árvores estão sendo cortadas por apresentarem riscos ou estarem doentes, informou a Secretaria de Meio Ambiente.

15/07/2020 14h00 Atualizada há 4 semanas
454
Por: Adriano Vianini
Foto: Reprodução de Sérgio Murillo
Foto: Reprodução de Sérgio Murillo

Atualização VLI (abaixo)

O corte de árvores no bairro do Matosinhos, em São João del-Rei, tem gerado revolta e indignação aos moradores. Nessa terça-feira (14), um pinheiro-larício - uma das espécies mais altas de pinheiro - com mais de 35 anos, foi cortado por funcionários da VLI, empresa que administra a famosa Maria Fumaça que interliga São João del-Rei a Tiradentes.

"Cortaram o pinheiro que eu havia plantado em 1985. Era a mais alta de todas as árvores daquele lugar", lamentou Sidney Geraldo da Silva.

"Hoje foi o fim do pinheiro na praça de Matosinhos. Estava lá por algumas décadas", relatou o Sérgio Murillo que também filmou o momento da derrubada da árvore. Veja abaixo!

Há cerca de um mês, moradores da Rua Eneida Sette Campos, também protestaram após o corte de uma árvore de Ipê. "Plantamos o Ipê há duas décadas e quando assustamos já estava no chão", informou uma moradora.

Os cortes de fato estão sendo realizados pela empresa VLI com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente ao longo da via férrea. Segundo o Fiscal de Obras e Técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo César, o pinheiro apresentava risco de queda. "As raízes já estavam expostas e limitadas em um canteiro muito pequeno e, com isso, fez com que a árvore começasse a inclinar podendo até cair", informou.

Paulo Cesar contou ainda que a Secretaria de Meio Ambiente e a VLI fizeram uma análise de risco nos locais sobre as árvores doentes ou que apresentavam algum risco. Segundo ele, a Secretaria de fato autorizou a VLI na remoção de algumas árvores, incluindo o pinheiro-larício. Quanto ao Ipê, Paulo Cesar explicou que de fato houve um engano e, por causa disso, a Secretaria e a VLI refizeram todas as análises, árvore por árvore. 

O Técnico da Secretaria de Meio Ambiente também informou que novas árvores, incluindo Ipês, serão replantados no local. "Pretendemos replantar árvores de médio a pequeno porte", informou.

A VLI, controladora da linha férrea, também esclarece que "os trabalhos de poda e supressão de árvores na faixa de domínio são procedimentos autorizados pelos órgãos responsáveis e necessários para manter a segurança das operações e das interações com a população. A atividade foi previamente alinhada com o poder público local e considerou estudo prévio sobre o risco de queda das árvores", informou em nota.

Reformas das praça de Matosinhos e Estação Chagas Dória

Em meio a isso, e em ano de eleições municipais, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei também está realizando a reforma da praça do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, e da antiga Estação Ferroviária Chagas Dória. A primeira, segundo o Portal da Transparência da Prefeitura, o custo da obra será no total de R$ 502.561,37; já a Estação custou cerca de R$ 128.682,54.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente não soube informar quando a obra da praça de Matosinhos ficará pronta.

Veja o momento da queda do pinheiro: Vídeo: Sérgio Murillo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG

São João del Rei - Minas Gerais

Sobre o município
Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 14h35 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 23°

23° Sensação
16.2 km/h Vento
33.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (13/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Sexta (14/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias