Roteiro de Compras

Onde comprar os melhores móveis, artesanatos, obras de arte,
antiguidades e peças rústicas em Campo das Vertentes

Madeira bruta, artesanato, ladrilhos e arte sacra marcam esse estilo simples, único, mas sem perder o bom gosto e sofisticação na hora decorar. Além dos atrativos culturais do estado, Minas Gerais também é um grande polo de compras do setor têxtil e de calçados (Divinópolis, Muriaé, Monte Sião, Juruaia, Ervália, Belo Horizonte, entre outros). Mas o estado, especialmente a região de Campo das Vertentes, tem chamado a atenção de renomados arquitetos e amantes da decoração de todo o Brasil.

Móveis rústicos, artesanato, obras de arte, tapetes e cortinas artesanais, luminárias, ladrilho hidráulico e muito mais tornam a região de Campo das Vertentes um verdadeiro oásis de compras para quem gosta de garimpar e decorar a casa com estilo, beleza, bom gosto e, claro, preços baixos.
 

Resende Costa, Santa Cruz de Minas, Prados, Bichinho, Tiradentes e Barbacena atraem visitantes de toda parte do país não só por serem históricas, charmosas e com uma culinária mineira de primeira. Também tornaram-se roteiro obrigatório para compras de móveis e objetivos de decoração bem ao estilo casa de alma mineira.
 

Confira nossas dicas e boas compras:

Nosso roteiro começa nas cidades de Tiradentes ou São João del-Rei. Cidades que possuem uma excelente estrutura de pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos, além de estarem estrategicamente próximas às demais cidades e que serve de ponto de apoio.


Móveis rústicos e em madeira

Tiradentes, Bichinho, Santa Cruz de Minas e Resende Costa possuem grandes variedades de móveis que vão de mesas, cadeiras de jantar, armários, arcas, cristaleiras, espreguiçadeira, oratórios, aparadores, entre outras. É uma variedade para todos os gostos e bolsos.

As lojas mais sofisticadas ficam em Tiradentes e na estrada que liga a cidade até o distrito de Bichinho. Em ambas você encontrará móveis maravilhosos, sofisticados e bem exclusivos. Porém, os preços nestas duas cidades são mais “salgados” como se diz por aqui.

Se busca exclusividade, visite as lojas Carla Móveis, Cida GuimarãesLumar - Arte em Madeira Antiga e Oficina de Agosto. Este último também possui lojas em São Paulo e Rio de Janeiro, mas com preços bem abusivos.

Mas se busca preço e qualidade, sem abrir mão do bom gosto, Santa Cruz de Minas e Resende Costa irão te surpreender com as variedades de móveis, um excelente atendimento e, principalmente, preços mais baixos que Tiradentes e Bichinho. Santa Cruz de Minas também é uma ótima opção e fica entre Tiradentes e São João del- Rei, há 10 minutos pela Estrada Real saindo de ambas as cidades.

Já a distância entre a cidade de São João del-Rei e Resende Costa é de 39 km e cerca de 30 minutos de carro. Porém, vale muito a pena por causa dos preços dos móveis e dos têxteis serem mais baixos.
Enfim, é uma verdadeira variedade e a maior parte em madeira de lei.
 

Móveis em ferro e demolição e peças em ferro

Santa Cruz de Minas com certeza é o melhor local. Uma grande de variedade de lojas e a maioria dos fabricantes de mobília de ferro e demolição estão por aqui, além de lustres, móveis para jardim, camas, cadeiras. Variedade, preços e qualidade você só encontrará em Santa Cruz de Minas. 
 

Tapetes, colchas, almofadas, redes e cortinas

Artesanato têxtil de Resende Costa é sem dúvida a melhor opção para quem busca tapetes, colchas, cortinas na arte de tear. A cidade possui mais de 80 lojas que trabalham com artesanato e movimenta a economia da região.Localizada a poucos quilômetros de Tiradentes e São João del Rei, Resende Costa pode ser visitada no esquema bate-e-volta. Reserve um dia para conhecer com calma as várias lojinhas e oficinas que se encontram na cidade, concentradas, em sua grande maioria, na Av. Alfredo Penido, no Centro. Se você estiver de carro, estacione-o e caminhe ao longo da avenida. Lá, você encontrará uma sequência de lojinhas que vendem todo tipo de produto em arte têxtil: redes, colchas, conjuntos americanos, almofadas, mantas, tapetes, bonecos de tecido, etc.

Além de peças em arte têxtil, o visitante encontrará também peças de artesanato, principalmente de decoração e utilitários. As principais lojinhas de Resende Costa são: Hugo Artesanatos, Siriguia Artesanato, Art Minas Artesanato, Associação de Artesãos de Resende Costa, Pôr do Sol Artesanato, Segredos da Arte, Anida, D Corações, Artesanato Água na Boca, Art Center Artesanato, Artesanato Kakareko, Laranja Lima, todas localizadas na Av. Alfredo Penido. Muitas lojas também vendem no atacado.


Artesanato

Em todas as cidades você encontra artesanato em todos os tipos. Muitas vezes até se repetem pois algumas lojas revendem de outra cidade. Nossa dica é Resende Costa, Prados, Bichinho e Tiradentes. Especialmente as duas primeiras por serem mais baratas. Procure pelo Artesanato Bicho de Terra, no Bichinho, Carmen do Fuxico (loja Ponto & Nó), em Prados, e a Casa do Artesanato, também no Bichinho.


Obras de arte, Antiguidades e estanhos

Para quem adora arte sacra, quadros e esculturas, galerias e ateliês de artistas plásticos, Prados (centro), Bichinho (distrito de Prados) e Tiradentes são uma verdadeira meca. Artistas plásticos locais, além de diversas partes do Brasil e do mundo se instalaram por aqui em busca de tranquilidade para se inspirar e criar.

Prados é uma cidade encantadora que você encontra de tudo um pouco (do artesanato, móveis e até ateliês). Mas não deixe de visitar e conhecer dois lugares em especial, repleto de história, arte e antiguidades para garimpar: Eurico Obras com Arte (Av. Tiradentes, 604), e o Ateliê criado por Hernane e Marcio, a Decorarte tem uma proposta diferenciada em suas criações. As obras do ateliê vão desde esculturas e obras de arte sacra até painéis e elaborados arranjos. Meio período você conhece tudo!

Bichinho, distrito de Prados, é um destino para passar o dia, fazer comprinhas, contemplar a vida rural, comer, beber algo e voltar, geralmente para Tiradentes. Há dezenas de ateliers e lojas de móveis rústicos espalhados ao longo da estrada que liga Tiradentes ao distrito de Bichinho. Mas também dá para ir do centro de Prados ao distrito por uma estrada de terra (não recomendado em épocas de muita chuva).

O Bichinho, além de importante pólo na confecção de móveis de madeira de demolição, é também cidade turística que chama atenção por sua plácida simplicidade e ofício pela arte, especialmente quando se trata de obras de arte. Por ali é entrar e sair de ateliês dos mais diversos tipos, que você entra e saí, conversa com o artista, conhece a história e ainda pensar “que um dia você também irá viver por ali”.

Tiradentes também é repleta de móveis, peças de decoração e artesanato de diversos artistas nacionais e internacionais. É uma variedade que você sairá da cidade com a sensação de que não conheceu nem a metade das lojas!

Diversos ateliês e lojas encantadoras em casas coloniais preservadas. Dica: fuja um pouco do centrinho histórico e da praça central da cidade e vá caminhando até dois lugares inusitados: o ateliê do artista plástico JB Lazzarini na Rua Padre João da Fonseca, 93, bairro Pacu. Do outro lado da ponte de pedra está o Largo das Mercês, 49, fica a loja Marcas Mineiras, um espaço multimarcas que agrada pela beleza das peças (tudo para cama e banho até peças de murano), além de um delicioso jardim com um café aos fundos. Já no centro histórico, as lojas que mais chamam a atenção em Tiradentes, o destaque é a Design by Somers (Rua Direita, 159). Com belas peças de design, a marca encanta pela variedade e requinte dos produtos oferecidos, especialmente as peças em estanho. Em estilo mais simples e design mais tradicional, a Imperial Estanhos (Rua Direita, 205) também oferece boas opções de objetos feitos no metal. Especialistas em móveis rústicos, as lojas Empório Patrícia Barbosa (Rua da Prefeitura, 48), Marcenaria Tiradentes (Rua dos Inconfidentes, 233 ), Móveis Tiradentes (Avenida Governador Israel Pinheiro, 880) e Móveis Rústicos Real (Praça Berço da Liberdade, 78) são boas pedidas, mas de forma alguma são as únicas da cidade. E como cada loja oferece peças únicas, o melhor é visitar várias! Para quem busca artesanatos de alta qualidade e objetos de decoração, a loja Brasileirinho (Av. Governador Israel Pinheiro, 555A e R. do Chafariz, 11) é imperdível. Mas se a busca é por peças de arte, o ateliê do artista Sérgio Ramos (Rua da Câmara, 83) é parada obrigatória.
 

Ladrilho Hidráulico

E se ainda tiver disposição para ir a Barbacena, que fica a 56 Km de Tiradentes e 61 km de São João del-Rei), vale muito a viagem pois os preços do ladrilho hidráulico na cidade é imbatível aos preços praticados nas grandes redes e centros urbanos (que compram aqui). A cidade possui lojas incríveis com peças maravilhosas que vale a pena o investimento. Vá até a loja Ladrilhos Barbacena, que fica na BR 040, KM 725 (sentido BH).

 

Dicas:

  1. A maioria das lojas de móveis fazem entregas em outras cidades e Estados.

  2. Se o seu objetivo são compras e descansar, fuja de Tiradentes e Bichinho em grandes eventos como Mostra de Cinema de Tiradentes (final de janeiro), Festival Gastronômico (em setembro).  Consulte a agenda cultural e de eventos da cidade antes de embarcar. Isso ajudará a evitar o desgaste com a cidade muito cheia ou, caso o evento seja do seu interesse, se programe antes para evitar superlotação das pousadas.

  3. Prefira ir ao Bichinho por Tiradentes, pois a estrada é melhor e existem várias lojas pelo caminho, além de aprecisar a vista mais linda da famosa Serra de São José.

  4. Se estiver em Prados ou em Resende Costa, daí sim vale a pena ir até o Bichinho por Prados, porém a estrada é de terra e não vale a pena se estiver chovendo muito. Exceto para àqueles que adoram  um off road.

  5. No centro histórico de Tiradentes você encontra lojas incríveis, mas vale a pena caminhar mais um pouco ou pegar o carro para ir até a entrada da cidade ou Santa Cruz de Minas comprar móveis mais baratos.

 

Roteiro de 5 dias para compras!

  • 1o dia

Descansar e caminhar pelas cidades de Tiradentes ou São João del-Rei local onde estiver hospedado.

  • 2o dia

Resende Costa – móveis rústicos em madeira, artesanato têxtil

Prados – obras de arte, antiguidades e artesanato

Cidades são próximas e dá para esticar um pouco o dia e já matar as duas cidades.

  • 3o dia

Bichinho – madeira de demolição, móveis rústicos, obras de arte

  • 4o dia

Tiradentes – móveis, obras de arte, artesanato, objetos de decoração e cama, mesa e banho

  • 5o dia

Quem estiver voltando para o Rio ou BH já passa por Barbacena para comprar os ladrilhos hidráulicos.

Quem for para São Paulo ou sul de Minas Gerais, recomendamos o dia todo só para este fim.