São Tiago

São Tiago 
A Terra do Café com Biscoito 
 
 
 

Site da Prefeitura:

www.saotiago.mg.gov.br/

Rotas: 
Guia Mais

Rede Social: Facebook

Google Maps: 
Vista por satélites

Google Street View:
Andando pela cidade
São Tiago Online

Mais informações: IBGE
 

sao-tiago.png
 
sao tiago.jpg

Muito famosa por seus biscoitos saborosos e cheios de tradição, São Tiago é uma das 36 cidades que compõem a região do Campo das Vertentes, trazendo consigo muita história e delícias consigo. 

   

Atualmente com uma população entorno de 11 mil habitantes, a cidade se originou de um povoado de bandeirantes espanhóis que buscavam ouro, até então, muito abundante na região naquela época, entorno de 1708.  

   

De acordo com a história local, dois dos fundadores espanhóis do povoado, fizeram uma promessa à São Tiago, que caso a busca pelo ouro naquele local fosse bem sucedida, os mesmos iriam construir uma capela em honra ao santo, que obviamente, eram devotos. 

   

Durante dois séculos seguintes, o povoado foi distrito de duas cidades da mesma região: São João del-Rei e Bom Sucesso, sendo apenas em 1984 emancipado e se tornando um município com independência administrativa e política. 

   

A pequena cidade se encontra à 208 km da capital mineira e é ponto de visita de turistas do Brasil inteiro que buscam saborear as quitandas feitas por lá e também pelas aventuras da Estrada Real, na qual o município também faz parte. 

   

A economia local tem por base a indústria extrativa de minerais, a agropecuária e o turismo regional. A tradicional Festa do Café com Biscoito que acontece todo ano no mês de setembro, traz diversos visitantes à cidade hospitaleira. 

Cidade

São Tiago.jpg

O início do povoamento são-tiaguense se costura à história do período aurífero de Minas Gerais, no século 18. Foram dois irmãos espanhóis que primeiro se estabeleceram na localidade. Eles teriam encontrado uma porção de ouro na região da atual Fazenda das Gamelas e Várzea Grande. Conta ainda que, se o empreendimento minerador fosse bem-sucedido, os irmãos ergueriam uma capela como pagamento de promessa feita ao apóstolo Tiago, dos quais os dois eram devotos.

 

Não por acaso, em 02 de dezembro de 1761, o bispo de Mariana, Dom Frei Manuel da Cruz, chancelou o primeiro documento escrito do povoado. O Texto permitiu aos moradores do local erguerem uma ermida em honra a São Tiago, já cultuado na Espanha desde o século 07.  

 

Vem também do século 18 um tesouro que celebra a fé e a cultura locais. Uma imagem de São Tiago, esculpida em 15 centímetros de madeira, carrega as marcas de gerações que construíram as representações do município.

 

Ela guarda a memória do povo ao mesmo tempo que caminha, pari passu, com as comunidades real e imaginária que constituem as identidades são-tiaguenses, num sincretismo entre fé e cultura popular.

 

A escultura é tão importante que, por meio do Decreto Municipal 1.296, de 23 de março de 2005, foi tombada como bem cultural material do município. No mesmo ano, a imagem, com autoria e origem incertas, passou a configurar no Livro do Tombo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas (Iepha).

 

O padroeiro da cidade tem uma data dedicada a ele, 25 de julho. Além da religiosidade, o dia também comemora a formação cultural do Município.

História

Mais conhecida como Terra do Café com Biscoito, São Tiago possui em seu histórico uma longa tradição na produção de deliciosos biscoitos. O costume que começou logo no início do povoado, onde os moradores locais recepcionavam os tropeiros e bandeirantes com biscoitos em suas paradas de descanso. Conforme gostavam das quitandas oferecidas no local, os mesmo acabavam por levar para viagem uma grande quantidade dos biscoitos oferecidos durante a estadia, levando com eles, a fama dos tradicionais biscoitos da cidade. 

Anos depois, na década de 90, a modernização chegou nas cozinhas da quitandeiras que começaram a produzir os biscoitos em grandes quantidades, resultando na abertura de várias mercearias e padarias na região. Os produtos feitos de maneira artesanal passaram a ser vendidos por viajantes para diversas cidades da região, se tornando ainda mais conhecidos e dando ao município o título de terra do café com biscoito. 

Em 1999, passou a ser realizada a Festa do Café-com-Biscoito, um evento que movimenta toda a cidade com uma super produção de biscoitos e outras delícias tradicionais da cozinha mineira, fortalecendo o título da cidade e a cultura local. Realizado sempre no segundo final de semana de setembro, a festa acontece no centro da cidade, na Praça da Matriz, onde barracas de diversas lojas e fábricas de produção de biscoitos locais são montadas e oferecem café e degustação de seus produtos de maneira gratuita, além de claro, vender os pacotes preferidos para os clientes que por lá passam. A festa conta com apresentações e shows nos dias do evento. 

De acordo com dados da prefeitura da cidade, existem hoje entorno de 40 fábricas de biscoitos na região de São Tiago, que geram dezenas de empregos diretos e indiretos ao longo dos anos. Essas mesmas fábricas produzem cerca de 200 toneladas de biscoitos mensalmente. 

Muito além das delícias gastronômicas, São Tiago apresenta belos atrativos naturais. Cachoeiras entorno da cidade desenham um lindo cenário para quem gosta de se aventurar, entre elas o Ribeirão das Fábricas e as cachoeiras da Solidade e do Simplício. As igrejas barrocas também fazem parte das atrações e trazem muita história, assim como as capelas que possuem em suas paredes inscrições que remetem aos temas bíblicos e até aos tempos da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.  O Forno na Praça também faz parte de um dos principais pontos turísticos, sendo destinado aos turistas e visitantes saborearem e conhecerem a qualidade dos biscoitos da cidade com o projeto “Vem pro Forno”. 

 

O site São Tiago Online contém um pouco sobre a história da cidade, assim como o endereço e nome das principais fábricas de biscoitos da região. Outra curiosidade são as lendas e pessoas ilustres, que ganharam um destaque especial na plataforma com Lendas e Histórias. 

Tradição do Café com Biscoito

Setembro é o melhor mês para se conhecer a cidade. A famosa festa Café com Biscoito reúne na praça da matriz diversas atrações  musicais, degustação nos stands, oficinas, atividades culturais e desfile mostrando a presença marcante do biscoito na vida da cidade que aquece a econômica local.

Outros atrativos da cidade são as cachoeiras que proporcionam o descanso para moradores e visitantes no contato direto com a natureza. As principais cachoeiras da cidade são da Soledade, Ribeirão e Simplício. E também, merece destaque os atrativos dos bares à noite com musica ao vivo e petiscos variados e dois clubes com muita música e gente bonita para quem gosta de badalar.

Pontos turísticos:

Igreja Matriz de São Tiago
Edificação de tipologia e técnica construtiva característica do neo-clássico.

Forno na Praça
Espaço dedicado a moradores, turistas e visitantes que desejam degustar e apreciar os famosos quitutes da cidade.

 

Casa da Cultura

Imóvel com características que remetem as características Art Decó.

 

Ribeirão das Fábricas

Para os amantes da natureza, uma cachoeira cercada com mata nativa.

Recanto Rio do Peixe

Área de recreação ar ar livre para toda a família. Lugar maravilhoso para se apreciar um lindo pôr do sol.

Usina

Antiga usina que gerava água para o município. Vale a pena conhecer!

Conheça São Tiago